Para Aprender

Dom de Desenhar

Este artigo é para você que tem vontade de desenhar mas acha que não tem o dom do desenho. Você compara seus desenhos com os desenhos de outras pessoas e fica frustrado. Então fica se perguntando se desenhar é um dom de deus, um dom divino, e se você tem  o dom de desenhar.

Dom de Desenhar - Garoto Desiludido

Dom de Desenhar – Garoto Desiludido Porque Acha Que Não Tem O Dom

Tenho a felicidade de lhe dizer que você não precisa de ter um dom para poder desenhar e vou te dar uma ideia de como você deve encarar a situação. Mas antes vou falar um pouco sobre o que eu acho desse papo de dom.

Quero deixar claro que não sou nenhum especialista no assunto, mas já passei por esse problema e gostaria de tirar essas dúvidas o quanto antes das cabeças das pessoas. Digo isso porque muitas pessoas podem estar deixando de desenhar simplesmente porque não tem o dom divino do desenho.

Dom de Desenhar

Em primeiro lugar, vamos falar dos que tem um verdadeiro dom: os gênios! Os gênios sim tem uma grande capacidade de fazer alguma coisa que já nascem com eles. Eles aprendem e se desenvolvem em uma velocidade fora do comum e muitas vezes ultrapassam os limites já conhecidos.

Dušan Krtolica - Um prodígio do desenho

Dušan Krtolica – Um prodígio do desenho

Mas mesmo os gênios precisam se desenvolver e eles tem que estudar e praticar como todas as outras pessoas. Acontece que eles vão se desenvolver muito mais rápido e talvez ir muito mais longe.

Desenhistas “Normais”

Agora falando das pessoas comuns como eu e você. Todos nós temos mais facilidade de fazer uma atividade do que outra. Isso é natural. Alguns são bons em português, outros em matemática, alguns têm mais facilidade com atividades físicas, outros com música e assim vai…

Quanto ao desenho é a mesma coisa. Alguns têm mais facilidade que outros. E às vezes, quem tem muita dificuldade fica desanimado em continuar e acaba desistindo. A pessoa fica pensando que quem desenha só desenha porque nasceu com um dom (gênio) e que ela mesma não tem nenhuma chance de melhorar. Mas não é bem assim. Talvez se esforçar um pouco mais e ver as coisas de uma maneira diferente podem fazer a diferença.

Um fato que muita gente ignora é que as pessoas que desenham bem, na verdade, conseguem isso porque treinam bastante, estudam e desafiam a si mesmas. Veja o trecho de uma entrevista feita a um famoso desenhista brasileiro.

Ao contrário do que geralmente pensamos, o quadrinista afirma que não é necessário “dom” algum para desenhar e que podemos desenvolver nossa habilidade criativa com treino e esforço. “A minha carreira foi baseada em muito esforço, foco, análise dos erros… foi muito mais uma carreira de suor do que de talento mesmo. Tem muita gente no mundo muito mais talentosa que eu, mas eu tenho determinação para ir atrás do que eu quero e para analisar o mercado”, conta. E para os que ainda não se sentem seguros, um curso de desenho pode ajudar. “Na minha época não tinha escola e senti muita falta de ter uma aula formal de anatomia. Se pudesse, teria feito um curso porque até hoje eu meio que engano a anatomia do personagem, vou como eu acho que é e acabou (rs)”. Mike Deodato, desenhista brasileiro que trabalha na Marvel. (Guia do Estudante)

Mike Deodato Jr./Arquivo pessoal

Mike Deodato Jr./Arquivo pessoal

A seguir vou recomendar 4 coisas que vão te ajudar a melhorar seus desenhos.

1 – Tenha Paciência

O que  você deve ter em primeiro lugar é um pouco de paciência. Não se preocupe tanto com o resultado final, principalmente se estiver copiando os desenhos de outros artistas que você admira. Um desenho que um mestre faz em 10 minutos pode ter levado 10 anos ou mais para ele dominar. Não tenha pressa.

2 – Treine o Olhar

Em segundo lugar, você deve treinar mais o olhar. Observe as proporções das partes, dos objetos que você quer desenhar. Tente entender os ângulos de cada linha, as curvas.

Aprenda a desenhar pequenas partes primeiro, por exemplo, um olho, depois uma boca, um nariz. Depois desenhe eles de novo tentando fazer cada um ficar no seu lugar certo. Então veja o que tem que arrumar para ficar mais parecido.

3 – Desenvolva a Coordenação Motora

Em terceiro, deve treinar sua coordenação motora. Talvez você já consiga entender bem as relações das formas dos objetos ou desenhos, mas na hora de executar o seu próprio traçado a sua mão não obedece direito e tudo fica torto.

Quando sua mão não obedecer direito, refaça o traçado mais devagar e depois tente fazer ele novamente na sua velocidade normal. Se você coloca muita força no lápis, tente fazer menos pressão. Se coloca pouca força, tente colocar um pouco mais. Faça variações até encontrar uma solução.

Lembre-se que para fazer traçados bem pequenos você usa apenas o movimento dos dedos. Para traços médios você usa a mão inteira junto com o pulso e o antebraço. Para desenhos grandes você use o braço inteiro e às vezes até o corpo.

4 – Faça um Curso de Desenho

Para as pessoas que tem muita vontade de desenhar, mas não se sentem seguros e precisam de uma força, existem vários cursos presenciais e na Internet. Um deles que eu recomendo para quem gosta muito de anime e mangá é o Método FanArt que eu já escrevi sobre aqui no blog (veja Método FanArt 2.0).

Anjo Protetor do Dom de Desenhar

Anjo Protetor do Dom de Desenhar

O importante é não desistir e não ficar se comparando com os outros. Cada um tem suas dificuldades e facilidades. Cada um tem seu tempo também.

Veja os outros artigos aqui do blog e se inscreva na nossa lista para se manter atualizado e ter acesso a itens exclusivos que disponibilizarei por lá.

Até mais!

 

Diga o quanto você gostou

Inscreva-se na lista do blog e tenha acesso ao conteúdo exclusivo (em construção), atualizações e promoções.

Não gostamos de SPAM e você pode sair da lista quando quiser!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!