Para Desenhar

Como Desenhar uma Borboleta (passo a passo)

Nesse post você vai aprender como desenhar uma borboleta passo a passo. Essa borboleta é a Borboleta Monarca. Elas migram cerca de 50 km por dia para áreas mais quentes em busca de alimentos. Elas saem do norte dos Estados Unidos/ Sul do Canadá e em 2 meses chegam ao México, depois retornam ao ponto de origem. Muitas delas não conseguem completar todo o percurso, deixando seus descendentes terminarem o trajeto.

Como Desenhar uma Borboleta (passo a passo)

Como Desenhar uma Borboleta (passo a passo)

Materiais Utilizados

Os materiais aqui utilizados podem ser substituídos por outros sem problemas.

 

  1. Caneta Nanquim 0.8
  2. Caneta Nanquim 0.3
  3. Borracha
  4. Lápis B
  5. Apontador
  6. Caderno Canson

Como Desenhar uma Borboleta passo a passo – Passo 1

Com o lápis, desenhe um triângulo de cabeça pra baixo e depois corte ele ao meio com outro traço.

Passo 2

Deixe um pequeno espaço na linha de cima e desenhe por cima do corte central uma forma meio ovalada, meio retangular que será o tórax da borboleta. Logo abaixo dele desenhe uma forma ovalada e bem esticada que será o abdome da borboleta. Faça um X um pouco acima do centro do tórax para desenhar as asas.

Passo 3

Aproveitando o X que você fez, desenhe as asas. Elas tem quase um semicírculo nas partes superiores e depois uma curva mais suave que vai encaixar na parte de baixo das asas. Mais à frente nós vamos tirar um pouco dessas linhas muito retas quando passar as canetinhas. As linhas da borboleta sempre tem uma curvinha por menor que seja. Ao menos foi isso que eu notei.

Passo 4

Agora faça as asas inferiores. Pode acompanhar o contorno do abdome para fazer a parte de dentro delas. Depois faça um semicírculo que vai até a base das asas superiores. Aqui, uma pequena parte das asas inferiores está escondida sob as asas superiores.

Passo 5

Nessa parte vamos marcar os limites das partes pretas das asas da borboleta. Note que nas linhas do triângulo que descem as bordas são bem mais grossas. Quase duas vezes mais grossas que na parte de cima ou de baixo das asas maiores. Nas asas inferiores as bordas grossas podem seguir a mesma proporção das asas superiores, mas as laterais são muito mais finas. Nas pontas das asas maiores existe uma forma de V que também receberá a tinta preta.

Passo 6

Agora vem as estruturas mais finas das asas que serão traços finos. Nas asas superiores existe um traço mestre de onde saem outros dois que acabam se encontrando com as pontas das asas. Cada asa inferior tem dois traços principais de onde saem os outros. Note também que em cada asa superior eu coloquei um pequeno V que geralmente essas borboletas possuem. Essas estruturas parecem diferentes de uma borboleta para outra, mesmo sendo da mesma espécie. Note que começamos a deixar a parte inferior das asas maiores um pouco menos reta.

Passo 7

Agora faça as pequenas manchas brancas nas asas. No tórax e na cabeça da borboleta também costumam ter pequenas manchinhas brancas. Ao fazer as manchas lembre de considerar o espaço dentro do traçado contornando o lado de fora da mancha para dar mais espaço na hora de passar a caneta. Faça também os olhos, as “garrinhas” da boca e as antenas.

Passo 8

Agora chegou a hora de passar a canetinha. Eu usei a 0.8 que é um pouco mais grossa para fazer toda essa parte, com exceção das antenas da borboleta, que são muito finas. Nas bordas das asas fique atento para não contornar as partes das pintas brancas. Lembre de deixar os espaços brancos bem visíveis. Deixe em branco as duas manchas na cabeça e no tórax da borboleta. Deixe também um espaço em branco entre o tórax e entre as divisões do ventre. Arredonde um pouco as asas superiores para tirar aquelas retas que a gente fez no passo 2.

Passo 9

Esse passo foi o que eu achei mais interessante nessa experiência de aprender a desenhar uma borboleta. Existe uma diferença muito sutil entre as asas da esquerda com as asas da direita que eu deixei de propósito para você notar. Nos encontros entre as linhas das asas existe uma junção que faz com que a parte fique um pouco mais grossa e com formas arredondadas. Nas asas inferiores existe uma bela ondulação nos setores separados pelas linhas, antes das manchas brancas.

Passo 10

Agora passe a borracha levemente sobre o papel até tirar todo o grafite. Certamente aparecerão algumas imperfeições que estavam escondidas pelo grafite. Corrija elas e pronto. Você acabou de aprender como desenhar uma Borboleta Monarca.

Escreva aí nos comentários o que achou do desenho, do processo. Espero que tenha gostado!

Aguardo você aqui novamente! Um abraço!

Como Desenhar uma Borboleta - Passo 10

Como Desenhar uma Borboleta – Passo 10

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Desenhar uma Borboleta
Author Rating
41star1star1star1stargray
4.8 (95%) 4 votes

Inscreva-se na lista do blog e tenha acesso ao conteúdo exclusivo (em construção), atualizações e promoções.

Não gostamos de SPAM e você pode sair da lista quando quiser!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!