Para Aprender

Como Desenhar Bem (sketchbook)

Quer saber como desenhar bem? Treine bastante! Certamente você já ouviu isso antes. E isso não é mentira. Mas você carrega consigo um caderno de rabiscos? Se não faz isso, esse post é para você! Adote um caderno de rabiscos (um sketchbook).

Como desenhar bem melhor: tenha o seu caderno de rabiscos

Se você fizer uma pesquisa no google sobre sketchbook vai encontrar cadernos de todos os tipos e com todo tipo de conteúdo. Escritos, rabiscos, desenhos, pinturas, fotografias, recortes…

Como Desenhar Bem Usando um Sketchbook

Um sketchbook serve para você testar as suas ideias de maneira rápida, anotar pensamentos tanto em palavras como em desenhos, guardar informações que você acha importante, copiar formas da natureza ou do seus dia-a-dia que achou interessante.

Ao ver os sketchbook de pessoas que desenham a mais tempo, você pode pensar em usar ele para fazer belos desenhos, mas essa não é a ideia de sketchbook que eu quero passar aqui. O caderno de rabiscos é pra ser rabiscado mesmo. É para você tentar coisas novas e errar bastante. Enquanto você rabisca, anota e muitas vezes erra, você treina! Com o tempo e a prática você vai desenhar bem melhor do que desenha hoje. E o mais legal de usar um caderno é que você pode acompanhar a sua melhoria a cada página, a cada caderno.

Leonardo Da Vinci Também Tinha Um Sketchbook

Existem muitos sketchbooks por aí que são um produto final e são feitos para mostrar o trabalho do artista. Outros artistas mais experientes já conseguem fazer suas anotações diárias como se fosse um belo produto final. Acho que estes mais elaborados se identificam mais como um livro de artista do que um caderninho cheio de rabiscos. O sketchbook de que eu falo nesse artigo é aquele que ninguém precisa ver mesmo. Se quiser montar seu caderno para exibição, sugiro que faça um separado, ao menos de início.

Livros de artistas

Que tipo de caderno é mais indicado para sketchbook?

Na minha humilde opinião é aquele que você já tem ou possa adquirir sem comprometer seu orçamento. De preferência um mais barato mesmo. Digo isso porque você pode querer um de melhor qualidade e depois ficar com medo de errar nele. Já aconteceu isso comigo e com outras pessoas que conheço. O importante é registrar o que você acha interessante e ao mesmo tempo treinar. Ao longo do tempo você pode ir variando os tipos de caderno, os tamanhos, tipos de folhas e os materiais que vão além do lápis e da caneta. Alguns que eu já testei e gostei bastante são os das marcas CíceroCanson e Moleskine.

Vale lembrar que se você for praticar algum tipo de pintura ou técnica mais molhada é recomendável que utilize um caderno com folhas de papel mais apropriadas ou de gramatura maior, mas nada impede que utilize qualquer tipo de papel ou material de sua escolha.

Então é isso! Se ainda não adotou seu sketchbook, espero que o faça o mais rápido possível e rabisque nele bastante por todo lugar que passar.

Compartilhe esse post com um amigo que gosta de desenhar também e comente aí o que você acha de ter um sketchbook!

Um abraço!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Desenhar Bem
Author Rating
31star1star1stargraygray
5 (100%) 1 vote

Inscreva-se na lista do blog e tenha acesso ao conteúdo exclusivo (em construção), atualizações e promoções.

Não gostamos de SPAM e você pode sair da lista quando quiser!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!